Troca de Informações entre Veículos
19 jul

Troca de Informações entre Veículos

Cerca de 700 pessoas morrem todos os anos nos cruzamentos de ruas e avenidas americanas, vítimas de acidentes causados por desrespeito às placas de PARE e aos sinais vermelhos, segundo estatísticas oficiais. Foi pensando nisso que especialistas do MIT (Massachusetts Institute of Technology) desenvolveram um sistema capaz de antecipar o risco iminente de colisão em cruzamentos e avisar os motoristas a tempo de evitarem o acidente.

 

O sistema monitora a aproximação dos veículos das interseções e consegue prever se algum motorista vai seguir em frente, ignorando o semáforo vermelho ou a sinalização de solo, seja por distração ou desrespeito. Baseado em algoritmos, o sistema do MIT foi desenvolvido para ser instalado em veículos equipados com GPS e comunicação wireless, do tipo V2V (vehicle-to-vehicle), aptos a trocar informações como velocidade, localização geográfica e direção, parâmetros necessários para o cálculo das posições relativas dos veículos.
Segundo os cientistas do MIT, no futuro o dispositivo poderá ser conectado aos sistemas inteligentes de frenagem, tornando possível o acionamento dos freios de forma autônoma (já que o alerta é transmitido para todos os veículos que se aproximam do cruzamento, não havendo o risco de essa frenagem resultar em colisão traseira). No momento, o trabalho dos técnicos se concentra em ajustar o tempo de reação do sistema, uma vez que os alarmes precoces podem levar os motoristas a desconfiar da efetividade do risco.

Posted in: Blog

Comments (No Responses )

No comments yet.

Deixe uma resposta

© 2014 Sit. Todos os direitos reservados.